quinta-feira, 8 de outubro de 2009

ORGULHO DE MINHA MÃE

ORGULHO DE MINHA MÃE NENA

Essa homenagem será para todos os dias de minha vida,

Para essa Mulher que não precisou de faculdade para me ensinar,
“que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus”
Porém, primeiro ela me ensinou o que era amar a Deus.

Para essa Mulher que não precisou de faculdade para entender e respeitar que eu e meu irmão Edson, tínhamos vergonha quando criança e adolescente de falarmos aos nossos amigos que trabalhávamos na colheita de café e fazíamos caminho diferente do dela na volta da roça, para que ninguém nos visse.
Sua pedagogia nos ensinou que “tudo Deus faz formoso em seu tempo”
(Eclesiastes 3 – 11).

Para essa Mulher que lutou, trabalhou duro e muito para que seus filhos, não precisassem aprender a ler e escrever em apenas 21 dias como ela, e ainda escondida de seu Pai que não aprovava que mulher fosse alfabetizada. Aprendeu e ensinou desde cedo para nós que a força estava e vinha de Deus (Filip. 4-13). Acredito que não foi por acaso que um de seus filhos chegou a ser Diretor de Colégio.

O luxo e a prataria passaram bem longe de nossa casa, mas a educação que ela nos deu em respeitar e como nos comportar “na casa dos outros” (palavras dela), em como comer em uma mesa, principalmente quando havia pessoas de fora em nossa casa (e como vinha);
como éramos em muitos irmãos, ela tinha sempre o cuidado de que os primeiros que chegassem para comer, não” enchessem os pratos para sobrar e faltasse comida para os outros “(palavras dela)”.
Com isso aprendi que “ como maçãs de ouro em salvas de prata,assim é a palavra dita a seu tempo” (Prov.25 -11).

Aos 48 anos, minha idade atualmente, ficou viúva. Chorou, sofreu, reclamou de Deus a perda da pessoa que ela amava tanto, mas nem um momento desistiu de ser uma serva do Senhor. Com a única certeza de que Deus não a abandonaria, porque sabia que a “Graça de Deus era melhor que a vida”
(Sal 63 -3), seguiu sem medo e confiante.

Para essa Mulher, que hoje ainda vive e NUNCA esquecida e sempre acreditando na Promessa de um dia colher, Ela sabe que os frutos que hoje ela tem em mãos, já a fizeram chorar, mas com muito trabalho e sempre com a visão de Deus em sua vida, merece mais que essa simples homenagem.
Como ela me ensinou que “ Comer muito mel,não é bom e procurar a própria honra não é honra” (Prov. 25-28), me sento e escrevo muito,mas MUITO POUCO do MUITO do que teria de falar sobre os ensinamentos de minha Mãe Nena, nossa Mãe Nena.

Mi Madre Nena, que durante la toda suya vida foi construyendo la confianza, el respeito, la tolerância, el cariño.
Besos de su hija Eleni

Nenhum comentário:

Postar um comentário