terça-feira, 30 de julho de 2013

SEI QUE TE DECEPCIONEI



 

Ouvir pessoas em qualquer situação, lugar, nível social, econômico, ou ter a coragem de olhar para si mesmo, é visível, notório, o quanto é comum à experiência do sentimento da decepção.

O significado de decepção no Wikipédia é bastante simples, diante do sentimento horrível experimentado pelo que vive a decepção “é o sentimento que surge quando as expectativas sobre algo ou alguém não se concretiza”.

É evidente que normalmente esse sentimento surge quando se é decepcionado e nunca quando decepciona. É bem mais comum pararmos para pensar no quanto fomos decepcionados, do que o quanto nós já decepcionamos.

Ao ler um texto do Pastor Israel Belo de Azevedo sobre decepção, foi como se ele estivesse lendo meus pensamentos em sua colocação do porque nos decepcionamos,

                “Um dos comportamentos produtores de decepção é a expectativa errada acerca dos outros. Ela é facilmente explicada: todos querem pertencer, todos queremos nos relacionar. Às vezes, na verdade, queremos ser servidos ou afagados pelas pessoas. Neste trajeto, idealizamos as pessoas, idealizamos os relacionamentos, acabamos esperando demais das pessoas, esperando delas o que não podem dar. Há pais que esperam demais dos seus filhos. Há filhos que esperam demais dos seus pais.

 Expectativa elevada é mãe de uma frustração elevada.

Não podemos esperar que o nosso próximo (mesmo o mais próximo) supra o que, por definição, não pode suprir.”

A dor da decepção leva a perda do sono, raiva, ressentimento, podendo levar até o adoecimento. É como se caísse algo muito pesado em nossa cabeça e a sensação é de muito peso. Quem nunca se sentiu assim é um privilegiado na humanidade.

A Bíblia trás muitos exemplos de decepção. Homens e mulheres de Deus, se decepcionam e também aos outros.

Às vezes o alvo a ser alcançado nem é o que parece ser tão evidente, e ainda assim terminamos nos decepcionando, nos sentindo fracassados e nem percebemos que esse sentimento tão ruim, é praticamente experimentado por todos, o que muda é a peculiaridade das reações e a capacidade em percebermos o que realmente está ocorrendo.

 Samuel ficou decepcionado quando não foi ele o escolhido para ser o Rei, usaram como justificativa que ele estava velho e seus filhos não eram exemplos de filhos e Samuel chorando e decepcionado, orou ao Senhor, que o fez entender que “não te rejeitou a ti, mas a mim para eu não reinar sobre ele” (I Samuel 8:7)

Não foi fácil para Samuel sentir-se descartado, mas a busca de intimidade com Deus através da oração o fez compreender que não ficasse naquele lugar de decepcionado,

“Caim prestou um culto a Deus, que não foi aceito, por causa do propósito ilegítimo que tinha ao prestá-lo”. Assim mesmo, ele ficou decepcionado com Deus. “Como não podia matá-lo, assassinou seu irmão (Gênesis 4.1.16)”

No caso de Caim, pessoalmente, considero a decepção de extrema prepotência, não posso matar a Deus, saio matando meio mundo ou culpando pelas decepções que não sou capaz de elaborá-las.

Como escreveu tão bem o Pastor Israel na citação acima, somos os maiores responsáveis pelas nossas decepções, esquecendo que nosso próximo é de carne e osso como nós, com as mesmas necessidades e desejos, o que faz diferencia-lo de mim, pode estar na forma como lida com esses desejos e essas necessidades..

Não se pode deixar de enxergar que é bem verdade que existem pessoas que são “decepcionantes” sempre, e delas se não quer adoecer, mantem-se ao mínimo de distância.

Abraços

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário