terça-feira, 13 de abril de 2010

O VIRUS NÃO É NADA O TERRENO É TUDO

O VIRUS NÃO É NADA, O TERRENO É TUDO.

Atualmente na área da saúde o que está em pauta é a vacina H1N1. Tomo ou não tomo? E as reações adversas? Vale mesmo à pena? Ela é segura? Corro algum risco?

São as inúmeras perguntas indagadas por muitas pessoas que tem medo da gripe A, porém inseguros diante daquilo que vem para oferecer mais segurança diante da doença.

Mas diante disso tudo e de outras muitas vacinas descobertas nessa brilhante caminhada evolutiva da medicina, o que me chamou a atenção foi a frase dita por Louis Pasteur (1822-1895), em seu leito de morte, esse que veio a formalizar a vacina com o rigor científico, chamando a atenção para a profundidade do problema, “o vírus não é nada, o terreno é tudo” (Wikipédia).

Quem sabe Louis tivesse lido sobre os ensinamentos de Jesus, pois em todo seu ministério, que permanece inovado até os dias mais modernos, os de hoje; se preocupava em ir sempre alem do comportamento manifesto, que já é nocivo, levando os seus discípulos a ampliarem suas reflexões quanto aquilo que poderia estar latente.

Em Mateus cap. 5 (qualquer Bíblia), ele alertou para o seguinte:- Cuidado com a ira, ela pode levá-lo a cometer a morte, Cuidado com as trocas de olhares “inocentes”, eles podem levá-lo a cometer o adultério.

Ter o mínimo de conhecimento do terreno que existe sob a aparência das pessoas e situações hoje, significa possibilitar uma tentativa a mais, em cometer menos erros e menos sofrimento, para si próprio e outros, frente às inúmeras doenças instaladas nessa realidade de mentiras e engodos, vivenciada atualmente, por onde quer que se ande.

O retrato da sociedade hoje leva a pessoa a não se ter total segurança nem com pessoas de suas próprias famílias, líderes religiosos; os maiores exemplos disso são os abusos sexuais cometidos por pessoas inimagináveis. Não basta conhecer somente na pessoa, sua dócil e bonita aparência, é preciso conhecer mais do seu terreno. Sabe que Provérbios nos alerta sobre isso? “As palavras do maldizente são doces bocados que descem para o mais interior do ventre” (18-8).
É preciso estar preparado para as implicações das escolhas quando se faz sem conhecer melhor o terreno.
“Ai daquele que é escravo duma única idéia. Ela toma-lhe o fôlego, tira-lhe o raciocínio e perturba-lhe a mente, tornando-a doentia ou presa fácil de agentes invisíveis. (Adriano Henrique-1989)

O que fazer então? Como conhecer um terreno?
Respostas a estás perguntas requer um exercício PRÁTICO e diário, de amor, lealdade, sinceridade, perdão, autoconhecimento, discernimento, ousadia etc.

“torre forte é o nome do Senhor, à qual O JUSTO se acolhe e está seguro.”
“o espírito firme SUSTÉM o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o poderá suportar? (Prov.18-8 e 14)

Abraços
Eleni Nalon
Psicóloga Clínica
12-04-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário