segunda-feira, 19 de abril de 2010

MINHA PREFERENCIA

MINHA PREFERENCIA

Para você que Le meus pequenos e simples artigos, já deves ter reparado que gosto e me preocupo muito com o acampamento e desenvolvimento na educação de crianças e adolescentes. Esse curso normal é o prelúdio para a vida adulta, com suas harmonias, desarmonias, contraponto. Ainda que o ser humano não seja uma ciência exata, é possível imaginar como tenha sido a infância e adolescência de alguém pela sua vida adulta.

É nesse trajeto do nascimento, infância até a adolescência, que reside às maiores probabilidades de brechas que podem vir a se tornarem arrombo na vida dessa complexidade que é o ser humano.

Tudo isso para pensar o quanto de respostas teríamos se tivéssemos condições em olharmos para atitudes irrefletidas quanto a posturas inconseqüentes da parte dos educadores e formadores de opiniões formais e não formais em nossa sociedade.

Ao assistir uma entrevista no programa da apresentadora Luciana Gimenez no inicio do mês de abril, me senti injuriada diante da posição de alguns participantes ali presente, diante do fato de que uma atriz tinha feito um ensaio fotográfico erótico, com direito a beijo na boca, com seu filho de 15 anos.

Não me impressionou nem a postura da apresentadora e nem de alguns que ali estavam, ao se posicionarem com tanta naturalidade diante desse quadro, pelo fato que são pessoas comprometidas consigo mesmas, com o ibope, enfim com seu rendimento pessoal, porém, me preocupa porque infelizmente, mesmo sendo quem são, são formadores de opiniões e estão NADA interessados no que seus filhos e todas as nossas crianças e adolescentes possam vir a se tornar.

O ser humano é um composto de complexidade que forma um todo. Existe uma construção de caráter, personalidade, construída em etapas e que são extremamente decisivas para a vida emocional, moral, desse individuo “o comportamento do ambiente faz parte do próprio desenvolvimento pessoal do individuo” (Winnicott- 0 brincar e a realidade).

Existe um buraco negro entre a teoria, o desejo e a prática da educação. Negro porque Pai, Mãe, Educadores de forma geral, tem muita dificuldade ou são totalmente despreparados em perceberem como são referencia PRÁTICA para as crianças e adolescentes.

Pessoalmente sou crítica ao famoso selinho na criança, já que para os mais velhos beijar na boca tem um significado muito diferente. Se for entendido como gesto de afeto de Pai para filho, pergunto eu:- e da criança para o Pai, mãe, adulto, como se dá? “Objetividade é um termo relativo, porque aquilo que é objetivamente percebido é, por definição, até certo ponto, subjetivamente concebido” (Winncott). A partir de quando essa criança irá poder perceber essa diferença entre o verdadeiro significado e reações do corpo quanto ao beijo na boca e do “carinho” que seus Pais e outros querem repassar para eles?

Muitas atitudes e forma “da moda”, de se dirigirem as crianças e os adolescentes ferem-lhe a inocência, e o pior é que essa criança pode ser seu filho.

Provérbios 4-10 diz que as palavras daquele que educa,orienta,leva ao filho a ter multiplicado seus dias de vida. Porém os educadores precisam saber e conhecer primeiro essa palavra de conhecimento.

Se quisermos ver dias melhores para nós e para nossos filhos, é preciso primeiro entender de si próprio (Provérbios 14-8) e ter como exercício diário, acreditar que “eu não tenho mensagem. Minha mensagem é a minha vida” (Gandhi).

Abraços
Eleni Nalon
eleninalon@hotmail.com
Psicóloga Clínica-
19-04-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário