segunda-feira, 19 de abril de 2010

CONHECENDO UM POUCO DO EU E DO OUTRO

CONHECENDO UM POUCO DO EU E DO OUTRO

A pessoa que provoca ela não somente QUER uma reação do outro, e sim, NECESSITA, para seu prazer, seu gozo emocional dessa reação.

Ao presenciar uma cena entre adultos, (porque entre crianças não é “considerado” normal comportamento assim) onde alguém se aproxima muito sorridente rasgando elogios e exaltação a uma situação que era dolorosa emocionalmente a quem essa pessoa se dirigia.

Não pude deixar de perceber a mudança no semblante dessa outra pessoa, também adulta, que se transfigurou da leveza para o enrijecimento e mal estar.

Continuei natural naquela roda, sem deixar de perceber e entender naquele momento, que aquele sorriso, aquela forma gentil ao se dirigir aquele grupo, tinha uma única finalidade, provocar; e essa pessoa conseguiu, provocar!

Diante desse quadro, pude perceber as duas pessoas comprometidas emocionalmente e espiritualmente, apesar da idade cronológica e das funções que ocupam, pois a agredida, não estava preparada para “o pavor repentino, e foi arremetida com a chegada da atitude perversa” (Provérbios 3-25), que chegou como “as águas roubadas que são doces e o pão comido as ocultas que também é agradável” (Provérbios 9-17).

Com a reação que teve, alimentou a necessidade da pessoa com atitude perversa.

A respeito dessa compreensão, Provérbios 2-11 e 12, já alertava a humanidade desde os tempos primórdios, que “o bom siso te guardará,isto é,cristaliza a consciência, e a inteligência te conservará; para te livrar do caminho do mal e do homem que diz coisas perversas”.

É bem verdade que pessoas com posturas perversas e cínicas assim, disfarçadas de simpatia e que vão continuar sempre ganhando credibilidade de muita, mas muita gente podem e muito e assim o fazem, prejudicar pessoas e situações a benefício próprio, pois são egoístas, possessivas, inteligentes, e mais, ajuda o próximo, aquele que lhe beneficia de alguma forma.

Porém, para aqueles que ainda acreditam na essência do amor e TENTAM viver esse desafio diário,sem se intimidarem por atitudes assim, podem entender na simplicidade dessa frase dita por Platão, que “só pelo amor o homem realiza-se plenamente”
Ainda sobre as delícias do amor “... não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura seus interesses, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo suporta.” (I Cor. 13 – 4,5,6).

Abraços
Eleni Nalon (Psicóloga clínica)
eleninalon@hotmail.com
19-04-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário