terça-feira, 13 de março de 2018

PORQUE PRECISO SABER UM POUCO SOBRE PSICOPATA?



Porque Viver na atualidade, tem sido também viver de forma perigosa.

Infelizmente em toda e qualquer área onde circulam pessoas, circulam maldades e bondades, conceitos bastante questionáveis hoje na atualidade, frente ao intenso grau unicamente de interesse, desprovidos de afetos, com que as pessoas tem se relacionado cada vez mais.

 A troca continua sendo elemento e ação  importantes em  qualquer relacionamento, e como também, tão bem colocado em um de seus textos pelo Pastor Edvar Gimenes, fundamentado no texto de Jó, de que o que fundamenta  nossa busca por justiça e nossa ajuda ao próximo não é um ato de caridade de nossa parte, mas o reconhecimento de que todos somos imagem e semelhança de Deus e assim devemos nos tratar”.

Porém não são poucos os casos e histórias de pessoas que passaram e passam angustias e adoecem nas mãos dessas tidas como amigas, familiares, religiosas, porém manipuladoras, que passaram, outras permanecem, porém sempre deixando suas marcas devastadoras, com cargas emocionais, muitas vezes indescritíveis.

O cinema e a televisão tratam os psicopatas como nos gostaríamos, ali visíveis e fáceis de serem reconhecidos por nós mortais, sendo que na realidade, podemos não dar conta de que convivemos com os mesmos, pois, Na vida real são poucos os casos de psicopatas que chegam a matar, porém provocam muito sofrimento e destruição.

São  indivíduos que Criam armações visando sempre seu próprio benefício.

São Indiferentes aos sentimentos alheios. São capazes de passar por cima de tudo e de todos para conseguirem o que querem.

Para os Profissionais da saúde mental, são Conhecidos como  transtorno de personalidade antissocial.   Atinge 0,2%  3,3%  da população mundial.

São anormalidades da psique

Nessas pessoas, Existe uma falta de empatia e de comoção em relação ao outro.
Sendo retratados como pessoas sem escrúpulo e dementes, sabendo que são indivíduos que tem bastante consciência do que fazem.

Suas Principais características, essas que levam tempo para muitos perceberem:-  manipuladores, exploradores, sádicos , isto é, Sentem prazer no sofrimento alheio.

Eles desconhecem a Angustia e remorso, são sentimentos impensáveis para essas pessoas e não possuem senso crítico e noção ética. Um diagnóstico, nada fácil de ser elaborado, até mesmo pelos profissionais da saúde mental.

SÃO CAPAZES DE SE RELACIONAREM COM OUTRAS PESSOAS?

Claro! É a oportunidade perfeita para manipularem para assim conseguirem o que querem. Isso entre familiares, amigos, colegas de trabalho.

São perfeitos sedutores

Colhem informações sobre quem os cerca, fala o que o outro gosta e necessita ouvir, mas a verdadeira intenção é obter informações para usar como forma de chantagem.

Sempre causam boa impressão e são considerados normais por aqueles que o conhecem superficialmente. Detalhe, muitos levam tempo a cair na real.

Costumam ser: Egocêntricos, Desonestos, Mentirosos.

PREFEREM SE RELACIONAR  Sempre com pessoas manipuláveis, para que possa alcançar seus objetivos, sejam eles de poder, Status ou Diversão

NÃO É TAREFA FÁCIL RECONHECER ESSAS PERSONALIDADES COMO PSICOPATAS

Pois A capacidade de dissimulação desses indivíduos, dificulta  e desafia até mesmo aos Profissionais , para uma identificação rápida e precisa

São indivíduos com Muita capacidade em camuflar suas reais intenções e sentimentos.
Para eles foi Foi criado um termo chamado  “mascará da sanidade” .

Podem parecer como uma pessoa como outra qualquer, usando essa mascara da sanidade, escondendo assim seu distúrbio.

Geralmente se apresentam como pessoas boas, simpáticas e bem intencionadas a ajudar ao seu próximo.

E O QUE DIZER DAS PEQUENAS E INOCENTES CRIANÇAS MALVADAS?

Nenhum menor de 18 anos pode ser considerado psicopata, pois sua personalidade ainda não está totalmente formada.

Porém é uma questão que gera discussões entre profissionais pesquisadores da saúde mental.

Alguns acreditam serem comportamentos herdados.

Outros acreditam serem comportamentos aprendidos.

Enquanto não há um acordo, é IMPORTANTE lidar com o que se tem:

1 – Ambiente familiar  = independente de classe social – como funciona essa família.
2 – Ambientes hostis
3 -  História de aprendizagem da criança
4 – Possíveis lesões cerebrais

Portanto Pais, mães e cuidadores, REGRAS dosada com amor, são indispensáveis desde pequenos, para boa convivência com o outro.

MONITORADOS -  criança e adolescentes necessitam (mais que precisar) sempre do acompanhamento dos pais ou cuidadores.

Prestem atenção em comportamentos inadequados de seu filho (a):

Exemplos:
Mentem com frequência
Não assumem suas atitudes inadequadas
Gostam de maltratar animais
Sempre agressivos com colegas
Colocam fogo em casa
Surram seus brinquedos
Picham paredes
Não sentem culpa nem remorso pelos atos ruins e cruéis que cometem com seus colegas
Não sentem empatia pelos outros
Violam regras sociais estabelecidas para sua idade
Não respeitam os direitos dos outros, inclusive dentro de casa.

( IMPORTANTE e INDISPENSÁVEL AVALIAÇÃO DE PROFISSIONAIS, POIS ESSE TIPO DE COMPORTAMENTO EM CRIANÇA acima citados, PODE INDICAR TAMBÉM, OUTROS TIPOS DE TRANSTONO OU ATÉ MESMO de CONFLITOS FAMILIARES)

Essas crianças podem estar apresentando um transtorno de conduta e os pais não podem desconsiderar ajuda Profissional.

Se não assistidos em tempo real, pode ser gerado transtorno psicopata ou antissocial.

Nem toda criança com esse tipo de comportamento acima citado se tornará um psicopata. Necessita de cuidados Profissionais.

É ATÉ NORMAL NA CRIANÇA

Um pouco de maldade faz parte do desenvolvimento natural de qualquer criança até 7 anos, quando ainda não tem total consciência do que lhe é permitido ou não.
Com o tempo, orientação dos Pais e se necessário Profissional, passam a absorver as características da cultura e deixam tais ações.
Uma criança abusada física ou psicologicamente, aprende que comportamento violento é uma forma de dominação sobre outras pessoas.

(Esse texto é um trabalho resumo realizado por mim, de uma pesquisa apresentada pela revista segredos da mente ano-3 número -4 ano 2018)
Eleni Nalon – psicóloga clínica
Março-2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário