segunda-feira, 7 de outubro de 2013

COMUNICAÇÃO EMOCIONAL



Imagem de Eleni Nalon


COMUNICAÇÃO EMOCIONAL

 Existem temas que nunca seremos redundantes em falarmos sobre eles, e a comunicação que inter-relaciona é um deles, pois além de ser atuante em nossa vida diária, a experiência prática mostra que sempre estão disponíveis a derraparem em alguma situação, seja ela equivocada ou não.

Desenvolvo minha reflexão encima da comunicação emocional, pois é essa que nos prega peças, po...is, acredito que todos somos testemunhas, de que assim como não importa o quanto pode se ter um corpo saudável, uma facada, um tiro, pode leva-lo a morte, assim são os relacionamentos, se são saudáveis, não é por estarem imunes às facadas e tiros e sim por estar alertas de como tiros e facadas da vida, podem atingi-los. Daí o porquê das decepções virem através de amigos,parentes ou pessoas próximas.

Pastor Eufrázio Araújo em seu livro “Crescendo com as Pessoas” chega com bastante clareza de emoção em uma de suas definições sobre relacionamento, ao escrever que:

“a necessidade de interação social, o desejo de pertencer a um todo maior (família, escola, amigos, empresa, clube social, igreja), é um clamor que reverbera da essência do que somos feito”.
“O saber relacionar-se com saúde e beleza, contudo, não é inerente à condição humana. Aprende-se”.

E haja aprendizado!
Haja disposição para aprender!
Haja vontade em querer atender essa necessidade da essência!
Haja machucar-se!
Haja decepcionar-se!
Haja ter alegrias inesquecíveis!
Haja ter saudade do que não volta mais!
Haja! Haja! Haja! E mais haja!

Refletir sobre comunicação emocional a partir de experiências de escuta, onde diante de conflitos internos e externos de relacionamento nas diversas modalidades, isto é, relação de amizade, irmãos de sangue, cônjuges, colega de trabalho, irmandade da igreja, percebe-se, como diz tão bem Droguett (2000), que muita gente,

“Ama uma pessoa não por aquilo que ela é, mas pelo manto de fantasia com que a cobre”.

E pode ser nesse momento, quando a comunicação emocional entra em cena, essa mesma que aproxima um do outro, e quando elementos peculiares à história em que se baseia a construção do aprendizado do relacionar de cada um ocorrem então onde muitas vezes que o indivíduo fica sem poder entender, o porquê ser invadido por sentimentos às vezes insustentáveis que leva ao conflito e às vezes rompimento.
Para o pesquisador Casement (1986),

“o mundo da comunicação inconsciente entre pessoas é estranho e muitas vezes aterrador”.

Às vezes é incompreensível pelo pensamento racional entender que pessoas conviveram bem até o dia que se aproximaram mais uma da outra. A aproximação leva a intimidade e a intimidade deixa a Personalidade mais atuante em qualquer relação e daí essa relação se fortalece, estremece, ou rompe.

O admirável Freud (1915) em suas descobertas do inconsciente, esse tão negado pelos temerosos daquilo que praticamente, só não é percebido pelo próprio indivíduo, mas é visível por aqueles a quem se convive bem mais de perto, do quanto
“é extraordinário que o inconsciente de um ser humano possa reagir ao de outro, sem passar pelo consciente”

Querem pensar em alguns exemplos?

- Porque antipatia por alguém que nem convivemos?
- Porque passar gostar de alguém que antes não gostávamos? Porque não conseguirmos gostar de alguém que outros gostam?
- Porque reações negativas a pessoas que falam tão bem se tratando de conteúdo, mas se elas falam prefiro não ouvi-las?
- Porque a capacidade em ser simpático com alguém quando a vontade é de lhe dizer umas poucas e não tão boas?
-Porque deixar de admirar ou gostar de alguém?

Com certeza temos várias linhas de pensamento que terão respostas válidas a cada pergunta acima, inclusive os relacionamentos Políticos, que não se sustentam, mas enganam muita gente por bons e bons tempos.

Jesus Cristo em, João 8:32 nos diz que
“conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”

Essa passagem Bíblica trás em sua essência a mensagem de que a humanidade precisa se libertar do pecado para se tornarem filhos de Deus.

 Nada me impede de pensar esse pecado como a ausência de conhecimento de si próprio, em conhecer a si mesmo diante dos outros, pois ainda que sejamos resgatados dos nossos vis pecados, crendo que Jesus Cristo tenha nos libertado, vivemos o peso de nossos pecados de rotina, que nos impedem de sermos pessoas melhores a cada dia quando nos relacionamos. “O cristianismo sem a morte do eu é uma filosofia abstrata” (Pastor Campanhã).

Na comunicação emocional, as mudanças que são vitais para nossa saúde, ocorrem no nosso interior e poucas pessoas percebem, devido à limitação às vezes também emocional, que só enxerga aquilo que é visível aos seus próprios olhos.

Não posso acreditar que pessoas que se amam queiram machucar propositalmente aqueles com quem se relacionam, mas como somos machucados e como machucamos!

Não é fácil, porém, é necessário que corramos riscos emocionais para que relacionamentos tenham como alvo, solidificar e não adoecer.

 Abraços
Eleni Nalon
Psicóloga ClínicA

Nenhum comentário:

Postar um comentário