sábado, 8 de outubro de 2011

A CRIANÇA APRENDE BRINCANDO

A CRIANÇA APRENDE BRINCANDO

Nessa semana onde o nosso Brasil para um pouco, cada um com interesses diferentes, para lembrar as crianças,aproveito para refletir com você leitor sobre “a importância do brincar para criança”. Primeiro pela paixão e respeito que tenho por elas e segundo pela oportunidade em ter esse breve contato com você leitor, interessado pelo bem estar das crianças.

Jesus, no relato de Marcos 10:13 a 16 nos deu um exemplo muito claro do quanto ele respeitava e compreendia as crianças. Demonstrou isso quando pediu aos discípulos para que não impedissem as crianças de chegar até ele e também não as constrangesse.

Posso imaginar as crianças chegando brincando como fazem em qualquer lugar onde estão e imagino também Jesus interagindo com essas crianças, pela forma como ele as tratou.

Agindo assim Jesus ainda hoje nos ensina que aquela alegria toda das crianças chegando, que os discípulos provavelmente acharam que era bagunça, ele já compreendia, de que é nas brincadeiras e brincando que as crianças aprendem as coisas sérias da vida.

Que brincar é a linguagem da criança, ou seja, é a principal forma de comunicação infantil. Por isso, quando desejamos nos relacionar bem com uma criança, podemos brincar com ela ao invés de exigir uma postura de gente adulta.

É através das brincadeiras que as crianças expressam seus sentimentos, pensamentos e valores; exercitam a imaginação, se socializam e aprendem a se relacionar com o mundo de forma prazerosa.

“Brincando, ela começa a entender como as coisas funcionam, o que pode e não pode ser feito.

Aprende que existem regras que devem ser respeitadas, se quer ter amiguinhos para brincar.

Aprende a perder e a ver que o mundo não acaba por causa disso descobre que, se ela perde um jogo hoje, pode ganhar em outro amanhã.”( )

E Jesus entendia isso perfeitamente, sabia que aquelas crianças não estavam indo vê-lo pelos mesmos motivos que os adultos estavam, mas estava indo e isso foi o que Jesus valorizou e que os discípulos ainda não haviam entendido, impedindo-as de chegar até Jesus,assim como muitos Pais, mães e adultos às vezes não conseguem entender, que é brincando que a criança aprende.

Brincar para criança é elemento indispensável para o seu desenvolvimento físico, emocional, mental e espiritual.

É muito importante permitirmos que as crianças brinquem. Elas amam brincar com os pais, tios, avós e etc.. É simples: basta reservarmos algum tempinho na semana, e entrar no mundo gostoso que são as brincadeiras de criança e que faz tão bem para elas e também para o adulto, e nem é preciso dinheiro para brincar com a criança.

Alguns pais, mãe e adultos, muitas vezes são incapazes de atender a necessidade de uma criança nesse sentido, porque eles próprios não viveram as brincadeiras de infância e não foram capazes de fazer diferente daquilo que receberam.

Uma criança sadia gosta e sente necessidade de brincar, se isso não ocorre é provável que esta vivenciando um grau de ansiedade insuportável que está destruindo algo tão importante e de valor.

Que Deus abençoe nossos Governantes, e também cada adulto que tem criança para cuidar, que assim o faça com compromisso e responsabilidade, não somente na semana e no dia da criança, mas a cada dia e cada necessidade dela.

Eleni Nalon

Psicóloga Clínica

Recife-Pe

Garça-Sp

Nenhum comentário:

Postar um comentário