sexta-feira, 29 de novembro de 2013

A QUEM SE RESPEITA HONRA?



                                         A QUEM SE RESPEITA HONRA?

 
Os termos Honrar e respeitar, olhando sem critério, passa a impressão de que carregam o mesmo significado.

Na realidade tanto honrar como respeitar são carregados de magnânimo beneficio para humanidade da qual somos parte e responsáveis para que reine o respeito e quem sabe a honra.

Nossa atualidade é cheia de cascas de banana, cheia de cilada social, carregada de tirar proveito, enfim cheia de tudo o que é de interesse pessoal e vazia daquilo que mais necessitamos para uma boa convivência em grupo.

Nem sempre a Honra vai para quem ou para o que merece honra.

Muitos podem ou puderam assistir sem ser de camarote e sim atuando mesmo, nas e as grandes mudanças da sociedade e principalmente no que se diz ao comportamento.

É provável que Muitos de nós que levantávamos bandeira a favor ou contra um tipo de comportamento, conduta, postura ou situação fomos mudando, às vezes nos moldamos e até para se moldar exigem-se mudanças, mas mudamos  graças a Deus, em muitas coisas a respeito de diversas situações.

Porém algo que sempre me intriga e não acredito que mude tão rapidamente, é a dificuldade em entendermos essa diferença entre respeitar e honrar pessoas, situações, condutas e etc.

Para honrar eu preciso abraçar a causa, sentimento de dignidade, ocupar lugar de destaque, fazer diferença vistas a muitos olhos. A Honra exige distinção.

Para respeitar basta ser gente, gente de verdade, gente que amplia visão e disposição para se relacionar nesse mundo competitivo e bastante cruel, sem ser contaminado por essa crueldade.

Quem Já não decepcionou pessoas por respeita-las em sua condição e opinião e quando a mesma percebe, que quando opinião a respeito da questão propriamente dita diverge da sua, não suportam manter a relação.

“Li uma frase no Facebook simples e “consistente “ Respeito é um princípio que não pode ter fim”.

Se respeito é um princípio que não tem fim, não devo lhe faltar com respeito:

                     Porque pensas diferente de mim.

                    Quando suas escolhas vierem de encontro com meus princípios religiosos ou princípios pessoais.

                    Se sua dinâmica familiar é diferente da minha.

O respeito torna-se magnânimo na vida de qualquer pessoa, quando  a mesma é capaz de perceber que os sentimentos é uma via de mão dupla. Um chora pelo que vai, outro chora pelo que fica,  os dois choram!

Numa conversa Pastoral com Pr Eufrásio, OUVI algo que ESCUTO sempre em minha vida, percebendo mais uma vez, o quanto temos dificuldade em entendermos os ensinamentos de Jesus que nos trás tanto conforto e segurança para caminharmos nessa trajetória que é a vida; que quando caminha de acordo com nossas expectativas, tudo vai bem, mas basta “cair em nosso colo” (palavras de Pr Eufrásio), uma situação que exija a prática dos ensinamentos, podendo aproveitar e descansar, queremos fazer do modo inteiramente humano e nos esquecemos da Graça Redentora, disponível tanto a mim quanto para o meu próximo.

Nessa trajetória da vida, ao mesmo tempo somos eu, ao mesmo tempo somos outro. Nesse trocadilho não podemos perder de vista os ensinamentos de Jesus que vai muito além da capacidade humana alcançar por si só.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário