quarta-feira, 19 de maio de 2010

Para os amigos e os não tão amigos.

Para os Amigos e os não tão Amigos
(esse texto foi escrito em 28-11-2005)

Há algum tempo atrás eu e uma lista enorme de pessoas, recebemos um e-mail intitulado “para os amigos e os não tão amigos”.

Ao iniciar a leitura do mesmo, paralelamente, o meu pensamento me levava a ver qual posição eu me encontrava na vida das pessoas pelas quais as eu tenho como amigas.

O que parecia ser um exercício fácil trouxe a tona experiências pessoais e de outras pessoas que viveram experiências não aceitas como as de alguém tida como pessoa amiga.

Uma atitude de decepção pode ser explicada talvez, de que um relacionamento que chamamos de amizade, muitas vezes não passa de amarras, negociações, conveniência e daí usufrui-se desses artifícios para a sustentação da mesma, pois diante da exposição de um mal estar de algumas das partes, a amizade não se sustenta. “Amigo agente não encontra em qualquer esquina por onde passar. Amigo agente conquista sem artifícios, só com amizade e bem querer” (Compositor Edson Gimenes).

A Bíblia nos fala em Provérbios 18:24, que há amigos mais chegado que um irmão. Podemos entender com essa afirmativa que para ser amigo não basta e nem é necessário ter o mesmo sangue ou parentesco. Os elementos de uma amizade duradoura permeiam os caminhos do romantismo de um casamento, onde as duas partes precisam querer o melhor para o outro.

O Grande Filósofo Aristóteles, em um dos seus escritos, fala que Platão, outro grande filósofo, era seu amigo, porém para ele a VERDADE era ainda mais sua amiga.

Uma verdadeira amizade não exige que o outro sofra por dificuldades que não lhe pertençam e nem se prive de coisas que o outro não tem. As verdades e dificuldades e escolhas de nossas vidas devem ser encaradas por nós mesmos; os amigos servem como amparo, um ombro amigo e nunca um cargueiro.

O Apóstolo Paulo em uma de suas cartas escritas a Timóteo (I Timóteo 4-12), a qual o considerava seu amigo, lembrou-o de que ele, não permitisse que as pessoas desprezassem a sua mocidade tirando-lhe a autoridade. Ao lhe dar essa orientação dava a ele uma prova de amizade entre pessoas de faixa etária diferente, onde a essência da relação se encontra estabelecida sob a honestidade e lealdade, única sustentação e garantia para o fortalecimento de uma amizade. A experiência de um não poderia ser usada para desmerecimento do outro.

A partir de então é provável saber quem poderá não ser então os tão amigos nos relacionamentos.

Quem sabe se não é aquele que com você fala dos outros e com os outros fala de você?
Quem sabe se não é aquele que se coloca na posição de descansado na relação enquanto o outro está cansado e ele nem está ai para o cansaço do amigo.
Quem sabe se não é aquele que não suporta ouvir um não e solta os cachorros diante dessa experiência sempre?
Quem sabe se não é aquele que com suas piadinhas ridículas e comentário sempre pra baixo, está sempre tentando denegrir na “brincadeira” o outro?
Quem sabe se não é aquele que vive mandando recadinho direto de forma indireta?

...vai saber!!!! Podem simplesmente ser pessoas comprometidas emocionalmente!!

Viver a essência de uma amizade não carrega em si uma relação onde não existam diferenças, divergências, indisposições.
O diferencial é provável que se encontre nas intenções.

Dizia Platão que para humanidade é questão de sobrevivência, saber quem são seus amigos ou implacáveis inimigos.

Não se pode dizer que aqueles que não sejam amigos, sejam os inimigos, porém as características de uma amizade são idiossincráticas e raras.

A experiência em ter amigos começa de dentro para fora, ainda que uma amizade seja como uma estrada de mão dupla, onde em dado momento alguém poderá estar em velocidade maior ou menor que o outro, ou até mesmo vindo no sentido contrário, ou ainda indo para direções diferentes.

Ter amigo ou ser amigo é primeiro poder suportar-se a si próprio.

Jesus Cristo o nosso Mestre, o grande e melhor amigo da humanidade, sempre nos leva a pensar nas coisas que nascem do coração.

Abraços
Eleni Nalon-Psicóloga Clínica
eleninalon@hotmail.com
http://psicologaeleni.blogpost.com