segunda-feira, 19 de abril de 2010

CONHECENDO UM POUCO DO EU E DO OUTRO

CONHECENDO UM POUCO DO EU E DO OUTRO

A pessoa que provoca ela não somente QUER uma reação do outro, e sim, NECESSITA, para seu prazer, seu gozo emocional dessa reação.

Ao presenciar uma cena entre adultos, (porque entre crianças não é “considerado” normal comportamento assim) onde alguém se aproxima muito sorridente rasgando elogios e exaltação a uma situação que era dolorosa emocionalmente a quem essa pessoa se dirigia.

Não pude deixar de perceber a mudança no semblante dessa outra pessoa, também adulta, que se transfigurou da leveza para o enrijecimento e mal estar.

Continuei natural naquela roda, sem deixar de perceber e entender naquele momento, que aquele sorriso, aquela forma gentil ao se dirigir aquele grupo, tinha uma única finalidade, provocar; e essa pessoa conseguiu, provocar!

Diante desse quadro, pude perceber as duas pessoas comprometidas emocionalmente e espiritualmente, apesar da idade cronológica e das funções que ocupam, pois a agredida, não estava preparada para “o pavor repentino, e foi arremetida com a chegada da atitude perversa” (Provérbios 3-25), que chegou como “as águas roubadas que são doces e o pão comido as ocultas que também é agradável” (Provérbios 9-17).

Com a reação que teve, alimentou a necessidade da pessoa com atitude perversa.

A respeito dessa compreensão, Provérbios 2-11 e 12, já alertava a humanidade desde os tempos primórdios, que “o bom siso te guardará,isto é,cristaliza a consciência, e a inteligência te conservará; para te livrar do caminho do mal e do homem que diz coisas perversas”.

É bem verdade que pessoas com posturas perversas e cínicas assim, disfarçadas de simpatia e que vão continuar sempre ganhando credibilidade de muita, mas muita gente podem e muito e assim o fazem, prejudicar pessoas e situações a benefício próprio, pois são egoístas, possessivas, inteligentes, e mais, ajuda o próximo, aquele que lhe beneficia de alguma forma.

Porém, para aqueles que ainda acreditam na essência do amor e TENTAM viver esse desafio diário,sem se intimidarem por atitudes assim, podem entender na simplicidade dessa frase dita por Platão, que “só pelo amor o homem realiza-se plenamente”
Ainda sobre as delícias do amor “... não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura seus interesses, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo suporta.” (I Cor. 13 – 4,5,6).

Abraços
Eleni Nalon (Psicóloga clínica)
eleninalon@hotmail.com
19-04-10

MINHA PREFERENCIA

MINHA PREFERENCIA

Para você que Le meus pequenos e simples artigos, já deves ter reparado que gosto e me preocupo muito com o acampamento e desenvolvimento na educação de crianças e adolescentes. Esse curso normal é o prelúdio para a vida adulta, com suas harmonias, desarmonias, contraponto. Ainda que o ser humano não seja uma ciência exata, é possível imaginar como tenha sido a infância e adolescência de alguém pela sua vida adulta.

É nesse trajeto do nascimento, infância até a adolescência, que reside às maiores probabilidades de brechas que podem vir a se tornarem arrombo na vida dessa complexidade que é o ser humano.

Tudo isso para pensar o quanto de respostas teríamos se tivéssemos condições em olharmos para atitudes irrefletidas quanto a posturas inconseqüentes da parte dos educadores e formadores de opiniões formais e não formais em nossa sociedade.

Ao assistir uma entrevista no programa da apresentadora Luciana Gimenez no inicio do mês de abril, me senti injuriada diante da posição de alguns participantes ali presente, diante do fato de que uma atriz tinha feito um ensaio fotográfico erótico, com direito a beijo na boca, com seu filho de 15 anos.

Não me impressionou nem a postura da apresentadora e nem de alguns que ali estavam, ao se posicionarem com tanta naturalidade diante desse quadro, pelo fato que são pessoas comprometidas consigo mesmas, com o ibope, enfim com seu rendimento pessoal, porém, me preocupa porque infelizmente, mesmo sendo quem são, são formadores de opiniões e estão NADA interessados no que seus filhos e todas as nossas crianças e adolescentes possam vir a se tornar.

O ser humano é um composto de complexidade que forma um todo. Existe uma construção de caráter, personalidade, construída em etapas e que são extremamente decisivas para a vida emocional, moral, desse individuo “o comportamento do ambiente faz parte do próprio desenvolvimento pessoal do individuo” (Winnicott- 0 brincar e a realidade).

Existe um buraco negro entre a teoria, o desejo e a prática da educação. Negro porque Pai, Mãe, Educadores de forma geral, tem muita dificuldade ou são totalmente despreparados em perceberem como são referencia PRÁTICA para as crianças e adolescentes.

Pessoalmente sou crítica ao famoso selinho na criança, já que para os mais velhos beijar na boca tem um significado muito diferente. Se for entendido como gesto de afeto de Pai para filho, pergunto eu:- e da criança para o Pai, mãe, adulto, como se dá? “Objetividade é um termo relativo, porque aquilo que é objetivamente percebido é, por definição, até certo ponto, subjetivamente concebido” (Winncott). A partir de quando essa criança irá poder perceber essa diferença entre o verdadeiro significado e reações do corpo quanto ao beijo na boca e do “carinho” que seus Pais e outros querem repassar para eles?

Muitas atitudes e forma “da moda”, de se dirigirem as crianças e os adolescentes ferem-lhe a inocência, e o pior é que essa criança pode ser seu filho.

Provérbios 4-10 diz que as palavras daquele que educa,orienta,leva ao filho a ter multiplicado seus dias de vida. Porém os educadores precisam saber e conhecer primeiro essa palavra de conhecimento.

Se quisermos ver dias melhores para nós e para nossos filhos, é preciso primeiro entender de si próprio (Provérbios 14-8) e ter como exercício diário, acreditar que “eu não tenho mensagem. Minha mensagem é a minha vida” (Gandhi).

Abraços
Eleni Nalon
eleninalon@hotmail.com
Psicóloga Clínica-
19-04-10

terça-feira, 13 de abril de 2010

O VIRUS NÃO É NADA O TERRENO É TUDO

O VIRUS NÃO É NADA, O TERRENO É TUDO.

Atualmente na área da saúde o que está em pauta é a vacina H1N1. Tomo ou não tomo? E as reações adversas? Vale mesmo à pena? Ela é segura? Corro algum risco?

São as inúmeras perguntas indagadas por muitas pessoas que tem medo da gripe A, porém inseguros diante daquilo que vem para oferecer mais segurança diante da doença.

Mas diante disso tudo e de outras muitas vacinas descobertas nessa brilhante caminhada evolutiva da medicina, o que me chamou a atenção foi a frase dita por Louis Pasteur (1822-1895), em seu leito de morte, esse que veio a formalizar a vacina com o rigor científico, chamando a atenção para a profundidade do problema, “o vírus não é nada, o terreno é tudo” (Wikipédia).

Quem sabe Louis tivesse lido sobre os ensinamentos de Jesus, pois em todo seu ministério, que permanece inovado até os dias mais modernos, os de hoje; se preocupava em ir sempre alem do comportamento manifesto, que já é nocivo, levando os seus discípulos a ampliarem suas reflexões quanto aquilo que poderia estar latente.

Em Mateus cap. 5 (qualquer Bíblia), ele alertou para o seguinte:- Cuidado com a ira, ela pode levá-lo a cometer a morte, Cuidado com as trocas de olhares “inocentes”, eles podem levá-lo a cometer o adultério.

Ter o mínimo de conhecimento do terreno que existe sob a aparência das pessoas e situações hoje, significa possibilitar uma tentativa a mais, em cometer menos erros e menos sofrimento, para si próprio e outros, frente às inúmeras doenças instaladas nessa realidade de mentiras e engodos, vivenciada atualmente, por onde quer que se ande.

O retrato da sociedade hoje leva a pessoa a não se ter total segurança nem com pessoas de suas próprias famílias, líderes religiosos; os maiores exemplos disso são os abusos sexuais cometidos por pessoas inimagináveis. Não basta conhecer somente na pessoa, sua dócil e bonita aparência, é preciso conhecer mais do seu terreno. Sabe que Provérbios nos alerta sobre isso? “As palavras do maldizente são doces bocados que descem para o mais interior do ventre” (18-8).
É preciso estar preparado para as implicações das escolhas quando se faz sem conhecer melhor o terreno.
“Ai daquele que é escravo duma única idéia. Ela toma-lhe o fôlego, tira-lhe o raciocínio e perturba-lhe a mente, tornando-a doentia ou presa fácil de agentes invisíveis. (Adriano Henrique-1989)

O que fazer então? Como conhecer um terreno?
Respostas a estás perguntas requer um exercício PRÁTICO e diário, de amor, lealdade, sinceridade, perdão, autoconhecimento, discernimento, ousadia etc.

“torre forte é o nome do Senhor, à qual O JUSTO se acolhe e está seguro.”
“o espírito firme SUSTÉM o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o poderá suportar? (Prov.18-8 e 14)

Abraços
Eleni Nalon
Psicóloga Clínica
12-04-2010

terça-feira, 6 de abril de 2010

PULSEIRAS COLORIDAS

ATENÇÃO PAIS, MÃES, EDUCADORES:
PERIGO NO USO DAS PULSEIRAS COLORIDAS

Acredito que muitos assistiram ontem pelos jornais o código usado entre principalmente jovens e adolescentes no uso da pulseira colorida.
Para os que não viram ainda ou não tem essa informação, o uso desse acessório comunica para aquele que tem conhecimento do código, a atual disposição sexual de quem está usando: por ex, se é virgem e quer perder a virgindade, se está aberta a ter um relacionamento sexual com alguém.
Se focarmos no fato de que seu filho (a) esteja usando essa pulseira (esse código), ele (a) pode estar correndo perigo de vida, como aconteceu com três jovens assassinadas (informação conforme noticiário) aproximadamente em um mês, desde que chegou essa “moda” americana no Brasil.
Por outro lado se seu filho ou filha chegou ao ponto de expor a intimidade dele a esse nível, com esse tipo de comportamento,é provável que haja tempo que ele deveria estar dando sinais e você NÃO percebeu, NÃO QUIS perceber ou NÃO PODE perceber.
A Bíblia nos mostra umas das lições de Jesus para a vida prática, que inclusive a maioria das pessoas que puderam ter um encontro de intimidade diferenciada com Jesus, ainda NÃO usufrui e quem sabe nunca usufruirá que esta é a posição mais confortável para a alma, que se encontra relatada em João 8:32 (em qualquer Bíblia) “...conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.
A interpretação pessoal que eu dou para essa verdade de Jesus, não é expor seu filho, seus erros pessoais, suas limitações, diante de seus amigos, das pessoas em geral, para que elas de forma muitas vezes CRUEL (imatura,eu estou sendo mais delicada com essas pessoas ao me referir como imaturas) tirem proveito de sua fraqueza; Graças a DEUS que ainda existem pessoas amigas que respeitam as fraquezas um dos outros e pode-se conversar com elas confiando que nunca vão jogar na cara e nem tirar proveito em situação diversa da vida até com “brincadeiras”,”ditas” sem maldade.
Se seu filho (a) já foi visto por você com essa pulseira, chegue junto dele com carinho, afeto,respeito, que É MUITO DIFERENTE, de concordar com ele.
É possível discordar de alguém mesmo amando essa pessoa.
É muito fácil falarmos que não somos perfeitos, mas quando essa palavra vem de outra pessoa, ai a conversa muda os rumos.
Querer conhecer a verdade pessoal exige um exercício diário, isso porque somos humanos e desenhamos as linhas perfeitas para nossa caricatura, mesmo falando de forma contrária.
Que possamos conhecer a verdade para usufruirmos dias melhores, não somente nos relacionamentos com nossos filhos, mas também,Pai,Mãe,irmãos, amigos, parentes e etc.
Abraços
Eleni Nalon
Psicóloga Clínica
06-04-2010